Estudantes foram presos durante um protesto pró-Palestina em uma universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (24). Um vídeo mostra uma confusão entre policiais e manifestantes. Assista acima.
O protesto aconteceu na Universidade do Sul da Califórnia. A instituição afirmou que a polícia estava conduzindo uma operação no campus para dispersar manifestantes e avisou que prisões poderiam acontecer.
Cerca de meia-hora depois, a universidade anunciou que o campus estava sendo fechado. Estudantes que estavam dentro da instituição seriam autorizados a sair.
Imagens aéreas gravadas por uma emissora da TV dos Estados Unidos registraram o momento em que policiais tentaram abordar dois estudantes. Na sequência, começou um empurra-empurra.
Uma outra imagem mostrou o momento em que a polícia prendeu alguns manifestantes. O número exato de prisões não foi divulgado pelas autoridades.
Manifestações semelhantes aconteceram em diversas instituições mundialmente conhecidas, como as universidades de Columbia, Yale e de Nova York. Mais de 100 pessoas foram presas.
Ainda nesta quarta-feira, estudantes também foram detidos na Universidade de Austin, no Texas. Por lá, a polícia entrou no campus com bastões e cavalos.
Estudantes montaram acampamento durante protesto pró-Palestina na Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA — Foto: REUTERS/David Swanson
Os protestos
Os estudantes estão protestando contra a violência na Faixa de Gaza e a favor de um cessar-fogo na região.
Entre as reivindicações dos manifestantes também está o rompimento de laços financeiros entras as universidades e Israel.
Os manifestantes consideram a relação com Israel insustentável e repudiam a campanha militar do país em Gaza, onde mais de 34 mil pessoas morreram desde outubro, de acordo com dados do governo controlado pelo Hamas.
Uma parte dos estudantes judeus afirma não se sentir segura dentro das universidades. Por outro lado, há judeus que também fazem parte do movimento pró-Palestina.