Opositores que derrubaram o regime de Assad estão guardando o palácio de Qasr al-Shaab, em Damasco. No domingo (8), civis e rebeldes saquearam palácios ligados ao ditador.
Rebeldes jogam foto de Assad no chão em palácio presidencial
Rebeldes que tomaram o poder na Síria foram vistos nesta terça-feira (10) no palácio presidencial de Qasr al-Shaab, em Damasco, onde ficava o ditador Bashar al-Assad. Eles reviraram escritórios e jogaram uma foto do ditador no chão. Veja no vídeo acima.
Os rebeldes já haviam entrado no prédio no domingo (8), horas após Assad deixar o país para se asilar na Rússia. Naquele dia, segundo a imprensa internacional, civis e opositores saquearam itens como bolsas de luxo, edredons, baús e vasos.
Dois dias após a saída de Assad, os rebeldes permanecem no palácio presidencial. O edifício está sendo controlado por homens armados, que estão revistando armários e documentos que ficaram no local.
Abu Mussab al-Halabi, que integra as forças rebeldes, disse em entrevista à agência Reuters que Assad fugiu assim que eles chegaram ao palácio. Ele afirmou que estão protegendo o local em respeito a outros civis que cuidam do edifício.
“Queremos que haja uma transferência de poder para um governo de transição suave, para que Damasco possa se levantar o mais rápido possível”, disse.
O regime de Assad terminou após uma ação “relâmpago” de rebeldes opositores, que avançaram e conquistaram as maiores cidades da Síria até chegarem à capital, Damasco.
A ofensiva ocorreu no contexto da guerra civil na Síria, que já dura 13 anos. Em 2011, manifestações pacíficas pedindo mais democracia terminaram em repressão militar, desencadeando um conflito em larga escala que resultou em destruição e milhares de mortos.
Foto de Bashar al-Assad no chão, no palácio presidencial de Damasco — Foto: Reuters
FOTOS
Veja fotos do momento em que rebeldes e civis invadiram e saquearam o palácio presidencial.
Sírios saqueiam palácio do ditador Assad — Foto: Reuters
Família tira foto em sofá do palácio presidencial — Foto: Hussein Malla/AP
Rebelde senta em escritório no palácio presidencial — Foto: Omar Sanadiki/AP
Homem segura arma AK-47 e tira foto no palácio de Assad — Foto: Hussein Malla/AP
Cadeiras do palácio viram cenário para fotos de sírios — Foto: Hussein Malla/AP