Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024.
PIB cresceu 2,9% em 2023, diz IBGE. Brasil atinge a marca de 1 milhão de casos de dengue. Chuvas no Acre, incêndios florestais em Roraima: extremos climáticos causam mortes e destruição na região da Amazônia. Assassinato no Rio: advogado é morto a tiros no Centro do Rio. E o ano bissexto: por que fevereiro teve um dia a mais neste ano?
Crescimento da economia
Brasil teve uma supersafra de grãos e bateu recorde na agropecuária em 2023. — Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agropecuária teve alta de 15,1% no ano, recorde da série histórica, e foi o principal motor da economia. Emprego em queda e auxílios sociais também impulsionaram o consumo das famílias, que subiu 3,1%.
O PIB mede tudo que é produzido por um país. Ele soma todos os bens e serviços durante um determinado período (usualmente, um ano). Ministro da Economia, Fernando Haddad comemorou o resultado e disse que o país precisa de mais investimento para crescer. O resultado veio dentro do previsto pelo governo.
1 milhão de casos de dengue
Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024
Advogado assassinado no Rio
Rodrigo Marinho Crespo foi executado no Centro do Rio — Foto: Reprodução
Fogo em Roraima, temporais no Acre
Fogo em Roraima, temporais no Acre — Foto: Ronny Alcantara/Rede Amazônica/Governo do Acre
Os incêndios que atingem Roraima têm causado destruição de casas, devastação de plantações inteiras e morte de animais. Com quase 30% de todos os focos de calor do país, Roraima se tornou o estado com maior número de incêndios em fevereiro. Nas áreas rurais e nas comunidades indígenas, os prejuízos se acumulam. O g1 foi à região e ouviu relatos de moradores.
Ano bissexto. Por que ele acontece?
Entenda por que existem os anos bissextos, como 2024
Sentiu que fevereiro durou um pouquinho mais? Saiba que essa impressão de mês arrastado não é apenas ressaquinha do Carnaval: 2024 é um ano bissexto, ou seja, tivemos 29 de fevereiro. Isso acontece por causa do tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol: cerca de 365 dias e 6 horas. A cada quatro anos, essas “sobras” somam 24 horas extras, ou seja, um dia a mais. Entenda aqui.