Em discurso de campanha, Joe Biden chamou presidente russo de ‘FDP louco’. Governo da Rússia disse que fala degrada os Estados Unidos.
Montagem põe lado a lado o presidente americano Joe Biden e o presidente russo Vladimir Putin — Foto: AFP
Após Vladimir Putin ser chamado de “FDP louco” por Joe Biden, o governo russo afirmou que o presidente dos Estados Unidos tenta parecer um “cowboy de Hollywood”. A resposta foi dada nesta quinta-feira (22).
Biden xingou Putin durante um evento de campanha em São Francisco, na Califórnia, na quarta-feira (21). Em inglês, o presidente usou as três letras “SOB”, abreviação de “son of a bitch” — insulto que pode ser traduzido para o português como “filho da puta”.
Em resposta, o Kremlin afirmou que o comentário de Biden degrada os Estados Unidos e pessoas que usam esse tipo de vocabulário.
O governo russo também disse que o uso “dessas palavras” não atinge Putin, mas soam uma tentativa fraca de Biden parecer um “cowboy de Hollywood”.
“É improvável que o uso de tal linguagem contra o chefe de outro Estado pelo presidente dos Estados Unidos prejudique o nosso presidente, o presidente Putin”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“Putin alguma vez usou uma palavra grosseira para se dirigir a você? Isso nunca aconteceu. Portanto, acho que esse vocabulário rebaixa a própria América.”
No discurso na Califórnia, Biden quis demonstrar sua preocupação com um conflito nuclear. Em outras oportunidades, o presidente norte-americano também chamou Putin de “carniceiro” e “criminoso de guerra”.